THE DUFF: O FILME vs O LIVRO.

O FILME:

the duff movie-horz

  • Data de lançamento: 20 de fevereiro de 2015 (EUA);
  • Direção: Ari Sandel;
  • Duração: 1h 50m;
  • Gênero: Comédia;
  • Lançamento em DVD: 9 de junho de 2015 (EUA);

SINOPSE:

Bianca (Mae Whitman) é uma aluna no final do ensino médio, cujo mundo é abalado quando ela descobre o formato de seu corpo é conhecido como” The DUFF ‘(Amiga Designada Feia e Gorda) para suas amigas mais bonitas, mais populares (Skyler Samuels & Bianca Santos). Agora, apesar das palavras de cautela de seu professor favorito (Ken Jeong), ela deixa de lado a distração de sua potencial paixão, Toby (Nick Eversman), e pede Wesley (Robbie Amell), um mulherengo habilidoso mas encantador, para ajudá-la a reinventar-se . Para salvar seu último ano de transformar-se em um desastre total, Bianca deve encontrar a confiança necessária para derrubar o cruel fabricante da etiqueta da escola Madison (Bella Thorne) e lembrar a todos que não importa a aparência ou como agem as pessoas, somos todos DUFF de alguém.”

O LIVRO:

BOOK DUFF

⦁    Páginas: 280;
⦁    ISBN:  9780316084239;
⦁    Autor: Kody Keplinger;
⦁    Data de Publicação: 7 de Setembro de 2010;
⦁    Gênero: Young Adult;
⦁    Idioma Original: Língua Inglesa;

SINOPSE:

Bianca Piper tem 17 anos, é leal, cínica, e não acha que nem de longe é a mais bonita de suas amigas. E ela também é esperta demais para cair no papo de Wesley Ruch, o cara gato da escola. Na verdade, Bianca o odeia. E quando ele a apelida de Duffy, ela joga Coca Cola na cara dele.
Mas as coisas não estão muito bem em casa agora. Desesperada por uma distração, Bianca acaba beijando Wesley. E ela gosta. Ansiosa para escapar, ela se joga em uma relação —inimigos com benefícios— com Wesley.
Até que tudo fica terrivelmente errado. Acontece que Wesley não é ouvinte tão mau, e sua vida é bastante confusa também. De repente, Bianca percebe com horror absoluto que ela está apaixona pelo cara que ela achava odiar mais do que ninguém.

Theduff-movieMINHAS CONSIDERAÇÕES:

Se o livro é melhor que o filme? Claro que sim.

Mas só se a gente comparar os dois.

E eu adoro esse livro ❤

Acho que a maioria das pessoas concorda que os filmes baseados em livros, dificilmente são melhores que o original. E nós como fãs, vamos cobrar muito de qualquer filme baseado em livro. A verdade (que sim, é cruel), os filmes não vão ficar iguaizinhos aos livros e a gente tem que aprender a lidar com isso. Tem um monte de adaptação de livros que realmente não dá pra colocar tudo igualzinho na tela e acho que por isso se chama ‘adaptação’.

E The Duff, é uma adaptação. Porque tirando o tema central, e alguns personagens (não todos, porque senhor quem é aquela Madison?), todo o resto não tem muito a ver com o livro.

Mas (segurem esses coraçõezinhos de vocês), eu adorei o filme!

Vamos combinar que o filme não é tão, tão, tão maravilhoso assim, e que, acho eu, que eles fizeram uma adaptação com dramas mais ‘suaves’ (ou falando a verdade, sem a parte sexual mesmo), para ser mais comercial (além do mais, passou na Disney, o que já diz bastante coisa). Porque a Bianca do filme é tímida com os garotos e tal, e a do livro (que se você não leu, leia), tem um ex namorado, e se pega com o Wesley o livro todo, só é mais amarga e tem o coração blindado (eu disse isso, senhor, perdão), contra os homens.

Eu gosto de mocinhas amargas.

Enfim, mas o filme é bem engraçado, é leve e não me desiludiu, porque embora eu quisesse ver o filme a um tempão e tenha ficado mega feliz quando soube sobre a adaptação, eu não fiquei lá criando muitas expectativas.

Eu tinha visto alguém com um conselho do tipo: ‘vejam o filme e depois leiam o livro’. E não achei que fazia lá muito sentido, mas tava pensando aqui agora e super faz, porque daí, você não joga tanta expectativa em cima do bendito filme e dá pra curtir mais ele e ver como realmente é.

Não vou enganar vocês e dizer que é um filme que vai acrescentar pontos no seu Q.I. e mudar a sua vida (se bem que, se você tem uns problemas com autoestima, vai sim), mas é um filme bem legal.

Ahhh, a playlist do filme não é das mais ruins não (ok, eu meio que gostei bastante).

Não sei se tem o filme dublado (eu não sou fã de filme dublado, muito menos depois do vampiro mal do Crepúsculo ter virado Lorran kk), eu assisti na net legendado, e também não tem o livro em português. Li alguma coisa um tempo atrás sobre uma editora publicar o livro aqui, mas nem sei dizer que fim deu. Então, o melhor lugar pra encontrar ele, ainda é na Amazon.

Assistam o filme, leiam o livro, leiam o livro, assistam o filme, mas façam isso 😉



Atualizado em: 02/03/16

Ei vocês, tudo certo?

Muita gente tem lido esse post depois que a GloboAlt lançou DUFF no Brasil, e a procura tem sido enorme. Diante disso eu tava relendo o post e vendo que grande besteira eu devo ter dito e notei que posso ter passado a impressão errada de que Duff é um livro meio cabeça oca e vazio. Porque não é.

O filme também não, se vocês estiverem se perguntando, mas o filme tem uma abordagem mais leve e descomplicada, trata de bullying que é um assunto sério, mas ainda é mais uma comédia romântica adolescente do que outra coisa.

O livro além de falar sobre problemas de auto estima e aprender a aceitar a si próprio fala sobre assuntos mais sérios, como alcoolismo e relações familiares. Nesse caso, não julguem o livro pelo filme, ou vice e versa.

É um livro realmente ótimo, o meu favorito pra falar a verdade e a autora usa uma abordagem bem simples pra chegar no leitor. Bom, ela chegou até mim, espero que chegue até vocês também. E eu posso garantir que não é só mais um romance adolescente. Juro! Podem brigar comigo depois.

Então, se vocês puderem, leiam ele, tem muita coisa bacana pra acrescentar.

É isso, beijo pra vocês e obrigada por lerem meu post, porque as visualizações estão sendo absurdas, pelo menos pra mim e isso é realmente grande pra mim.

Cuidem-se.

Paz ❤

16 comentários sobre “THE DUFF: O FILME vs O LIVRO.

    • Carolina disse:

      Olá Sarah,
      como eu disse no post, você pode encontrar o livro no idioma original na Amazon. Agora, se você não for uma pessoa ansiosa, eu fiquei sabendo que a Globo livros vai lançar The Duff dia 25, mais conhecido também como segunda- feira que vem, aqui no Brasil e você pode ler no bom e velho português 😉

      Curtir

  1. Juliana Bezz disse:

    Eu amei os dois!! Eu li o livro antes de ver o filme, mas como já estava acostumada a ver adaptações de livros e não dar a louca se algum detalhe foi esquecido ( Percy Jackson, A culpa das estrelas, Vampire Academy entre outros), eu fiquei de boa e acabei gostando muito. Adorei a atriz, achei ela divertida e meio louca kkkk’ e gostei tbm da ideia do Wesley dando consultoria. O filme eu vi em inglês msm, mas queria que saísse em portuga para minha amg ver!

    Curtido por 1 pessoa

    • Carolina disse:

      Oi Ju, tudo bem?
      Então, eu adorei os dois também, embora eles não tem muito em comum, os dois são muito bons. Mas acho que tem o filme dublado sim, eu vi alguma coisa na saraiva quando fui procurar o livro, mas não tenho muita certeza. Porém, acho que agora com o livro tendo sido lançado no Brasil, não deve demorar muito pra sair alguma coisa.
      Beijos ;*

      Curtir

  2. Aline Veronezi disse:

    Ahh adorei o livro! Nossa, é gritante a diferença entre o livro e o filme, e só posso agradecer ter tido a chance de conhecer a história real que a autora quis nos mostrar… Também adoro mocinhas amargas haha 💜

    Curtido por 1 pessoa

    • Carolina disse:

      As amargas são as melhores e mais engraçadas, parece que elas merecem um final feliz mais que todas as outras.
      Sim, a diferença é gritante, mas os dois acabaram por ser ótimos, o livro como YA e o filme meio que como uma ‘comédia romântica teen’, também só tenho a agradecer por ter conhecido essa história, dá vontade de abraçar a Kody e dizer a ela: você não está sozinha. Muito maravilhosa aquela mulher ❤

      Curtir

  3. PaulaCarolina94 disse:

    Eu li o livro acho que tem mais de um ano e simplesmente adorei! É um livro tão gostoso de ler que eu peguei em PDF de alguém que tinha traduzido (porque naquela época a versão em português do livro ainda não havia sido lançada) e li pelo celular mesmo. Super me considero a DUFF, mas percebi que isso não é uma coisa ruim. Ai eu fiquei suuuper afim de ver o filme também mas fui adiando até que esses dias eu finalmente baixei e assisti. Não criei expectativas porque já tinha visto comentários dizendo que o filme não era parecido com o livro e algumas pessoas não gostaram disso. Eu adorei o filme também, é realmente o que você falou, uma comédia adolescente, super leve e engraçadinha. Não me desapontei nem um pouco, pois não esperava uma obra-prima.
    O livro é realmente mais pesado, porque enquanto no filme o Wes e a Bianca ficam só nos beijinhos, no livro eles parecem dois coelhos ahahaha, e tem o alcoolismo do pai dela, a ausência da mãe, etc. Recomendo muito ambos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Carolina disse:

      Eu também li pelo celular, feito uma maluca kkk e fiquei tão feliz com o lançamento dele no Brasil!!! Eu provavelmente já disse isso umas 500 vezes, mas é meu livro favorito e eu adoro o filme. Fala sobre o bullying de uma maneira leve e arrisco a dizer até engraçada (como deveria ser, pq bullying é uma coisa BEM idiota de gente pequena, na minha época de escola não era assim, posso ter dado sorte, mas a gente ria junto com todo mundo, ai ai). E viva ser DUFF!!! kkk
      Beijão

      Curtir

    • Carolina disse:

      Não sei bem se é uma continuação porque ainda não li, mas pelo que eu soube os personagens aparecem em LOL – Lying Out Loud da Kody, mas como eu disse: eu ainda NÃO li, então não posso garantir nada.
      Além de Shut Up e Secrets and Lies que também contam histórias de personagens da escola da Bianca e do Wesley, mas uma continuação, mesmo não tenho ideia se vai sair ou não.

      Curtir

  4. Samira disse:

    Acabei de ver o filme pela 2° vez, acebei descobrindo q tem o livro, pq n sou dessas q sai procurando td sobre oq vejo ou leio, emfim queria saber se tem o livro em pdf na internet pq n quero comprar o livro pq n acho msm, tipo adorei o filme pq sou uma espécie de DUFF msm e a história se encaixa mt com a minha (menos as idades, e os caras kkk q na real n são tão gatos assim cm o Wes) Li seu post e adorei também apesar de ser bem antigo e o filme ter sido lançado no início do ano passado e o livro a 6 anos atrás (eu acho) Então agradeço se vc ler isto e só queria saber se acho o livro em pdf e traduzidos Bjss.. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Carolina disse:

      Oi Samira, tudo bem?
      O post é antigo, mas bastante coisa aconteceu depois dele, a Globo Alt, lançou finalmente, no começo desse ano, DUFF no Brasil, então dá pra encontrar em qualquer site para comprar, mas acredito (e sei), que existem vários sites de disponibilização de downloads que oferecem o livro para baixar em pdf, tanto a versão original, quanto a versão feita por fãs e não deve ser dificil de achar no Google não.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Beijão ;*

      Curtir

Deixe um comentário

