RESENHA: TUDO E TODAS AS COISAS – NICOLA YOON.

everything everything3.jpg

SINOPSE:

Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

EverythingEverything

Páginas: 310 • ISBN: 9788581637884 • Autor: Nicola Yoon • Data de Publicação: 1 de Setembro de 2015 • Gênero: Young Adult • Idioma: Português• Formato: Físico e E-book • Editora: Novo Conceito.

CLASSIFICAÇÃO: 5 ESTRELAS.

A primeira coisa em que pensei já nas primeiras páginas de Tudo e Todas as Coisas, foi naquele filme, com aquele ator, (que todas as mocinhas literárias parecem amar), Jake Gyllenhaal. Você já deve ter visto, Jimmy Bolha, passava na sessão da tarde. Tipo, sempre. O enredo, é mais ou menos assim: ele nunca saiu de casa, mas é apaixonado por uma garota, quando ele descobre que ela vai se casar, ele sai dentro de uma bolha para tentar impedi-la. Pelo menos isso, é o que me lembro.

Não, antes que você se pergunte, Madeleine não vai sair por aí dentro de uma bolha, para impedir o amor de sua vida de se casar.

Alerta de spoiler: não em uma bolha e não para parar um casamento.

Já vou avisar, que absolutamente nada do que eu diga sobre esse livro vai conseguir abranger completamente o que eu senti durante a leitura. É especificamente, o tipo do livro que você precisa ler para entender o que as outras pessoas estão tentando dizer sobre ele.

Madeleine sofre de Imunodeficiência Combinada Grave, IDCG, ou também conhecida, como doença da criança na bolha. Ela nunca saiu de casa, ao menos, não desde que pode se lembrar, porque quando sua doença foi descoberta, ela era apenas um bebê. Ela vive com a mãe, que é uma médica e as únicas pessoas com quem ela convive, são a enfermeira, Carla e muito raramente, seu professor de arquitetura.

Tudo o que ela conhece está dentro daqueles cômodos.

E de certa forma, ela está bem com a vida dela, ela faz aulas online, lê seus livros, passa um tempo com a mãe, come, dorme, posta resenhas com spoilers em seu blog, tem seus sinais vitais e coisas do tipo, verificados.

Repete.

E tudo vai muito bem. Até que um dia, ela ouve um caminhão de mudanças na casa ao lado e tudo já não está mais tão bem assim. Já não é mais o suficiente.

E então, há Olly. E definitivamente, tudo muda.

images (5)

Olly e a irmã, vão visitar a casa de Madeleine com um bolo que a mãe de ambos fez, e a mãe de Maddy acaba recusando sem dar maiores explicações. Então, o bolo acaba aparecendo na janela de Olly e a cada dia algo diferente acontece com o bolo indestrutível (o bolo é um tipo duro pra caramba). Eles acabam se aproximando de uma forma um pouco incomum, já que não podem realmente se ver e estar no mesmo lugar.

Inicialmente.

Eles se falam por e-mail, gestos e mensagens na janela.

Sim, bem. A partir daí, é meio que ladeira abaixo.

Eu li a versão digital, não vi o físico (ainda) e não sei se tem sumário nele, mas o sumário quase me jogou da escada (fica a dica).

Tenho que dizer pra vocês que eu sofro da síndrome do conto de fadas. Sou uma daquelas pessoas que torcem pra curas mágicas aparecerem até o fim. Eu fiquei lá torcendo pra Augustos e Hazel, ficarem curados magicamente até a última linha. Entenderam? Eu sou assim. E com a Madeleine não foi diferente, desde as primeiras páginas eu tinha certeza que ela não tava doente, então depois eu já não tinha certeza de mais nada.

tudo e todas....jpg 123

A autora conseguiu criar uma personagem tão cativante, tão incrível, que eu ficava pensando toda hora: eu troco de vida com você, você merece ser feliz pelo amor do senhor, eu não tô merecendo viver.

Eu fiz um tremendo exame de consciência.

No início, não havia nada. E então, de repente, havia tudo.

Então, eu tinha que ficar me lembrando que ela era apenas uma personagem (dãããr carolina).

Olly é incrível, um mocinho daqueles que a gente só encontra nos melhores livros, mesmo. Com o bônus de que faz parkour. E a partir do momento em que ele entra na vida dela ela começa a fazer parte da vida e não a apenas observá-la.

Eu torci em todos momentos por Madeleine, eu quis abraça-la, chorar com ela, mostrar as pequenas e as grandes coisas do mundo, eu quis viver melhor a minha vida. Porque ela apenas, merecia tanto.

tudo e todas...

Tudo e Todas as Coisas, não é o típico romance garota-conhece-garoto e isso é o que torna ele tão especial. Tudo e Todas as Coisas, leva o leitor a uma viagem e não apenas da maneira típica dos livros, onde a gente viaja para outros mundos, ele incentiva você a viajar para dentro de si, rever seus conceitos e apreciar mais… tudo, não apenas a vida, mas sua liberdade, as sensações e até mesmo o contato com uma planta de verdade.

Eu sei que eu sempre falo a mesma coisa: leiam esse livro e blábláblá, mas se eu pudesse indicar um livro que eu tenha lido esse ano para alguém, seria esse.

E gente, ia quase me esquecendo das ‘ilustrações’ do livro. Elas são incríveis e completam o livro tão bem. Não imagino ele sendo de outra maneira.

everything everything

Espero mesmo ter jogado alguma luz pra vocês sobre ele, ou ao menos que tenha deixado vocês tão confusos que terão que ler para entender do que se trata kkk.

Mentira.

Beijo.

Cuidem-se vocês.

3 comentários sobre “RESENHA: TUDO E TODAS AS COISAS – NICOLA YOON.

Deixe um comentário

