RESENHA: SORRISOS QUEBRADOS – SOFIA SILVA.

sorrisos quebrados - capa.jpgSINOPSE:

Paola

Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.

Cuidar de mim. Ser meu amigo.

Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.

Viver para sempre juntos.

Mentiu em tudo.

Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.

A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.

André

Não procurava nada. Não queria ninguém.

Não depois de tudo que vivi.

O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.

Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

sq

Créditos: Ilustrações: Ahmad Illustrations | Desenho: Mariana Nobre Costa.

Páginas: 286 • ISBN: B010PHTR62 • Autor: Sofia Silva • Data de Publicação: 06 de Dezembro de 2016 • Gênero: Drama/ Romance • Idioma: Português • Formato: E-book • Você encontra na Amazon.

CLASSIFICAÇÃO: 5 FANTÁSTICAS ESTRELAS.

“A ideia que durante o dia nunca nada de mal acontece, pois os vilões só saem quando o sol se põe, é a mais vil das mentiras.”

Qualquer coisa que eu disser para contradizer o fato de que o que me chamou atenção para ler esse livro, foi que todo mundo estava lendo, vai parecer mentira. Então, é isso aí mesmo, tava todo mundo lendo e comentando (coisas que eu me recusei a ler), sobre Sorrisos Quebrados, e eu fiquei bem curiosa para saber do que se tratava todo aquele alvoroço.

E, AI MEU DEUS.

Esse livro, essa capa, essas ilustrações, mas acima de tudo, essas palavras…

Sofia Silva, eu gostaria de te guardar no bolso e te levar comigo para vida toda.

Porque, alguém que consegue expor um problema gravíssimo de forma tão crua e humana, mas que de certa forma, consegue ainda empregar toda essa sensibilidade que parece emanar de cada linha, ponto e parágrafo, merece ser guardada com muito amor.

Mas, como eu desejo que suas palavras voem cada vez mais alto e alcancem todos olhos e ouvidos possíveis, melhor deixar você aí, do outro lado do oceano para emocionar e brilhar cada vez mais.

Sorrisos Quebrados, é um daqueles livros que te quebra um pouco logo no início, sabe? Você quer gritar para a personagem correr mais rápido, olhar para trás, lutar mais forte, ou ainda (nunca pensei que eu ia dizer isso) desistir e ficar.

A melhor parte, porém, é que com todas essas comportas abertas logo no início, você já se prepara para o melhor, para torcer para todo mundo ser feliz, porque você imagina que não tem como ficar muito mais feio que aquilo.

Paola vem de um relacionamento abusivo que praticamente acabou com ela, tanto física, como emocionalmente. No começo, tudo era perfeito, Roberto, era o homem perfeito, e ela era apenas, tão sortuda por ter sido a escolhida por ele. Então os ataques de ciúmes começaram, ela foi se afastando das amigas, da família, de sua arte. E na casa um tanto, quanto isolada onde vivia com seu marido, cães ferozes a guardavam, literalmente.

quote-sorrisos-quebrados

Então, depois que tudo aconteceu, Paola, se encontra vivendo por opção, em uma clínica para pessoas que estão passando por diversas questões, sejam, físicas ou emocionais. A Clínica acabou se tornando seu porto seguro, depois de seis anos, lá, é onde finalmente as coisas estão se ajustando, o lugar onde ela encontrou sua arte novamente.

E é onde ela vai conhecer André e sua filhinha Sol, que também é uma paciente da clínica.

O primeiro contato com o pai da menininha, não poderia ter sido pior. Depois de tudo o que Paola passou e vendo o homem enorme, só consegue pensar no dano que ele poderia fazer a ela e que com todos aqueles músculos, ela não seria capaz de fugir, então, ela entra em colapso.

Já, o encontro com Sol, não poderia ser mais diferente. A menininha que tem problemas de confiança, e de se relacionar com as pessoas, durante a festa de carnaval da clínica, se dá bem imediatamente com Paola, que está fazendo pinturas faciais nas crianças da clínica.

A ligação das duas acaba sendo tão forte que a aproximação de André e Paola acaba sendo inevitável. Ele, mesmo que receoso no início, leva a filha todos os dias para pintar com Paola e uma noite após o que deveria ser sua noite livre, ele acaba indo para a clínica e conversando durante muito tempo com ela, e conseguindo pequenos pedaços de confiança da pintora.

A vida é como as estrelas. Uma bela mentira que, ao contrário de outras, precisamos tentar agarrar com toda a força porque é fugaz. É a mentira mais linda do mundo.

“Só existem essas duas mentiras que podemos aceitar: a vida para aproveitarmos ao máximo e as estrelas para tocar. ”

Então, depois da festa de aniversário da pequena, as coisas dão uma enorme reviravolta.

Roberto roubou muitas coisas de Paola, muito antes do fim. E com pequenos toques e palavras, André acaba entregando a ela, muito do que ela havia perdido, ou achava que havia de errado com ela.

André é um cara incrível, tudo o que ele tem de músculos tem o dobro de gentileza e amor, mesmo quebrado, ele consegue juntar algumas peças que faltavam em Paola, só a filha encantadora que ele conseguiu criar sozinho, diz muito sobre quão bom ser humano ele é.

Mas, porém, e, entretanto, André, tem suas próprias batalhas internas antigas acontecendo. Ele não quer um relacionamento, pois não pode se submeter a entregar seu coração a alguém novamente. Não, depois de tudo o que a mãe de sua filha fez com a menina e com ele próprio.

Então, enquanto apenas uma noite se transforma em algumas noites e uma das partes deixa de fingir, eles acabam se afastando para não prejudicar a ligação mágica e cheia de amor que Paola construiu com Sol.

Enfim… eu não vou contar mais, porque sou dessas…

Eu sei, eu sei, só eu falando tudo isso, não parece grande coisa, mas sabe quando você tá num daqueles dias onde as pessoas enchem tanto a sua cabeça perguntando porque você lê tanto, ou o quê todos esses livros vão te trazer de bom e todos aqueles outros eteceteras, que vão se acumulando sobre você e apenas é muito e começa a se fazer todas essas mesmas perguntas?

Esse livro é um dos porquês. Esse livro é o porquê de eu ler tanto. É o porquê eu amo ler. E quando eu leio livros assim, tudo faz sentido.

sorrisos-quebrados-sofia-silva

Sorrisos Quebrados, é um livro trágico e maravilhoso. Ele mostra toda a beleza que existe na escuridão, todas as cores que podem existir lá, que pode ser lindo.

Mostra toda a força e coragem que existem por trás de uma cicatriz.

E que dá para ser feliz sim.

Que você pode ser livre.

E deve.

Como eu já disse em outro post, na Resenha de It Ends Whit Us, da CoHo, na verdade (leiam), a violência doméstica é um problema silencioso que infelizmente apesar de algumas leis, está presente em milhares de lares todos os dias, por dezenas de motivos diferentes, que não competem a mim, dissecar. Mas que nunca, em nenhuma situação justificam violência contra o outro.

Lembre-se sempre: A CULPA NÃO É SUA. Você é LINDA, INTELIGENTE, FORTE e mais importante que isso, NÃO está sozinha.

PROCURE AJUDA. VOCÊ TEM VOZ SIM. FAÇA ELA SER OUVIDA. GRITE SE FOR PRECISO, MAS NÃO SE DEIXE SUFOCAR.

Se você é uma mulher que está vivendo uma situação de violência ou mesmo conhece alguém que está passando por isso e quer romper com o silêncio, de qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, você pode ligar para denunciar a violência ou pedir orientações.

Central de Atendimento à Mulher

Ligue 180.

Lembre-se: Embora as “Delegacias de Defesa da Mulher” tenham atendimento especializado, você pode denunciar casos de violência em qualquer delegacia comum.

“Todos os dias é um recomeço.
Todos os dias eu renasço.
Todos os dias me levanto.
Todos os dias não desisto.
Todos os dias vivo como se não tivesse
Todos os dias.”

Você arrasa, Sofia! Espero em breve poder ter seu livro nas mãos (LANCEM ESSE LIVRO NO BRASIL NOW, EDITORAS!) e ainda ler muitas outras de suas inspiradoras histórias, que tenho certeza, são tão fantásticas como essa ❤

É isso, pessoas.

Paz ❤

6 comentários sobre “RESENHA: SORRISOS QUEBRADOS – SOFIA SILVA.

Deixe um comentário

